Gestão de Ecossistemas

   Por que não existem soluções para a construção e gestão de ecossistemas?  Estes customizados de acordo com suas necessidades poderiam representar significativos aumento de resultados para seus interessados, aqui denominados de skatholders.

   A proposta desta solução é Construir e Fazer a Gestão do Ecossistema Saúde & Cosméticos, integrando com o serviço de Compras em Grupo Financiadas com para benefício das partes interessadas. ganhando-se em escala, com as ferramentas 4.0 hoje disponíveis e, ainda, sua Plataforma Cash Back de Redes Sociais.

  Por que os stakeholders dos ecossistemas não têm seus próprios bancos virtuais, fintechs, ou pelo menos, não participam de conglomerados abertos, obtendo receitas financeiras dos financiamentos das vendas que hoje ficam com os bancos e cartões de crédito?

   Dessa forma os preços de vendas não poderiam ser reduzidos e simultaneamente, as empresas aumentarem seus resultados? 

   O que são os Ecossistemas de Negócios e como tirar proveito deste conceito? Veja o vídeo abaixo de uma das mais prestigiosas universidades dos EUA o Massachusetts Institute of Technology - MIT legendado em Português.

Building an Innovation Ecosystem 
MIT Sloan on Business Strategy

   Vários paradigmas precisam ser quebrados, para se compreender as respostas das perguntas feitas neste blog, que seguem na sequencia onde apresentamos as estratégias para aumento de resultados com redução dos custos de insumos, inclusive energia elétrica, assim como tributos, combinada com a liberação de capital de giro com o devido provimento de fontes, obtendo-se receitas financeiras ao invés de tê-las como despesas como é a tradição atual.
    
 SUPPLY CHAIN

     

     O importante conceito supply chain / cadeia de suprimentos não quantifica que o Ecossistema Saúde & Cosméticos é composto por mais de 3,5 milhões de profissionais, assim como não informa os volumes de faturamento de cada nicho e, principalmente, não indica o caminho para a estruturação de uma espinha dorsal financeira de um ecossistema que resulte em benefício dos seus stakeholers, ou seja as partes interessadas.  

    Além disso, há que se isolar a indústria do varejo para se conseguir visualizar as ferramentas financeiras adequadas e sua forma de abordagem junto aos stakeholders.

CONSTRUINDO UM SISTEMA FINANCEIRO PARA UM ECOSSISTEMA

Ecosystem Building


INDÚSTRIAS FORNECEDORAS

      Fazendo um exercício para identificação dos volumes de faturamento e compras dos ecossistemas relacionados, sabe-se que em 2022 algo como 900 empresas, principalmente, laboratórios fabricantes de remédios e empresas de cosméticos  filiadas o Sindusfarma e Abhipec sinalizaram um faturamento global aproximado na faixa de US$ 51 bilhões.

     Considerando que na cadeia produtiva aquelas são elos intermediários, há que se agregar a produção das indústrias primárias que poderia ser algo como US$ 19 bilhões, totalizando US$ 70 bilhões.

VAREJO CONSUMIDOR

    O faturamento das quase 98.000 farmácias assim como os 51.000 (só com CNAE) salões de beleza existentes no pais, partindo das informações Sidusfarma e Abhipec de US$ 51 bilhões, indica que a venda do varejo poderia representar algo como US$ 90 bilhões, o que dá uma ideia, ainda, que imprecisa do volume de vendas, que poderia totalizar US$ 150 bilhões / ano.

    O Conselho Federal de Odontologia informava em jun-22 que existiam no país perto de 68.000 consultórios e laboratórios de odontologia. Não incluímos nos valores acima, pela falta de informações atualizadas do faturamento desta cadeia de suprimentos, sabendo-se apenas em 2019 o valor de faturamento provável do varejo seria de R$ 38 bilhões.

    Os consumidores são o elo final da cadeia produtiva, e mais importante, do ecossistema para os quais a solução equacionou um cartão de crédito private label, principalmente, para as farmácias autônomas, que atrairia clientes que fará parte integrante da Plataforma Cash Back de Redes Sociais,  como se encontra abaixo explicado.  

FARMA-BANK

   O propósito desta fintech tem várias objetivos, sendo o primeiro de auxiliar as farmácias a aumentar vendas, com seu cartão de crédito / débito / descontos, private label, com cash back / com taxas privilegiadas para os clientes selecionados, que usem ou não o App Meus Remédios e, em segundo lugar, faça o recebimento de contas de água e energia elétrica o que reduz o custo de cobrança das empresas dos serviços públicos e, principalmente, sua  alta inadimplência que acontece no setor. 
   
   A outra estratégia importante que auxilia as farmácias de um lado e os laboratórios farmacêuticos de outro, será o aumento das vendas, com a solução do financiamentos de capital de giro com garantia de alienação fiduciária de estoques, a serem controlados a distância, pelos credores em operações de financiamento P2P, com juros reduzidos para as farmácias  e uma remuneração mais alta em relação ao mercado de capitais para os investidores, eliminando-se a intermediação bancária. 

   É importante registrar que o investidor pessoa física nessa modalidade P2P pode até ser um cliente da farmácia e acompanhar o controle de estoque on line, pois na inadimplência e falta deste pode haver um processo por se tratar de um depositário infiel, reduzindo o risco de crédito de maneira acentuada.  Veja no link a seguir um vídeo sobre este tipo de empréstimo: O que são Investimentos Peer to Peer - P2P - Cortes JK Cast # 98, feita pelo especialista José Kobori.

   Finalizando, aqui o link de um software de controle de estoque  que pode ser visualizado a distância pelo celular: Kyte - Gerencia & Controle de Estoque.

Saques EmergenciaisTodos  CartõesPgtos Água / Luz  
    




STAKEHOLDERS
  
    As conhecidas partes interessadas são todas importantes no relacionamento com sua empresa, seja de que forma for. Veja mais informações abaixo.

Stakeholder: O que é stakeholder? 
Quem são os stakeholders?
Instituto Montari 

A  AVALIAÇÃO  FUTURA DA  SOLUÇÃO INTEGRANDO
1) COMPRAS EM GRUPO FINANCIADAS
2) ECOSSISTEMA  SAÚDE & COSMÉTICOS
3) PLATAFORMA REDES SOCIAIS

     Uma vez aprovada a solução piloto no país, é importante ressaltar a intenção da expansão para a América Latina em uma primeira fase e depois a nível global. Cumpre destacar que tal expansão não abordará os aspectos tributários aqui identificados, mas tão somente o impacto das compras pagas antecipadamente.

     Noutra estrada é importante se destacar a avaliação do Nubank quando de seu IPO na NASDAQ no valor de ao redor de US$ 54 bilhões como se vê na reportagem da Isto É Dinheiro de 11-12-21, clicando-se na imagem abaixo. 

   Estima-se que na oportunidade o Nubank teria perto de 41 milhões de clientes e R$ 34 bilhões em ativos de crédito gerando receitas provenientes de financiamentos.
   Registre-se e em primeiro lugar que tal avaliação parece estar fora da realidade e, principalmente, em segundo, pelos sucessivos anos de prejuízo que o Nubank teve e pior com a observação, que "Segue afirmando que nunca terá a rentabilidade dos grandes bancos". Contudo serve como indicação do caminho a ser tomado e que ele não tem foco na construção de ecossistemas, e sim apenas de cartões de crédito, não oferecendo até agora um full service. 

   Assim os valores aqui indicados servem para uma projeção do que poderá ser avaliada esta solução, uma vez implantada, quando se pretende da mesma forma abrir capital na NASDAQ, trazendo um substancial ganho para os investidores iniciais. 

   Já na reportagem da InfoMoney de 10-maio-2022, cujo link se acessa abaixo  observa-se uma queda de 50% no valor de suas ações, parte pela saída de investidores em face do risco de crédito e parte pela saída de investidores americanos. 

   Na reportagem existe um vídeo de 45 min com informações sobre o comportamento da bolsa, o qual reduzimos para 11 min face a sua excelente analise sobre o desempenho das ações do Nubank, feita pelo especialista Henrique Esteter.


Avaliação da ação do Nubank que cai 50%
InfoMoney - Stock Pickers
Henrique Esteter