Marketing para Advogados

   O país ainda carece de um sistema de divulgação que, simultaneamente, sirva de um lado para melhor esclarecer os interessados em assuntos jurídicos, ao mesmo tempo localizando possíveis advogados, na sua região, e que de outro lado auxilie de maneira instantânea a comunicação destes com estes prospects, como é feito no exterior, sem ferir a ética profissional, dentro do novo provimento OAB.

  Os advogados já investigaram, com atenção, a experiência  nada agradável que um cliente potencial tem que passar para localizar pelo Google, seu próprio URL ou a de encontrar um causídico especializado, na sua região, sem conhecê-lo?

   Na pesquisa feita por aquele potencial cliente, teria ele conseguido encontrar algum post sobre os temas que fossem de seu interessante, atraindo sua atenção, como por exemplo das vantagens de um testamento versus uma holding familiar, reduzindo impostos de maneira significativa protegendo o patrimônio de seus filhos?  


   Localizado um profissional, caso ele estivesse em uma cidade muito distante da região do cliente, será que este advogado estaria participando de uma rede ou networking específica, a nível país, em um diretório, lista, portal ou hub específico de profissionais, na sua região?  

  Por isso é muito importante participar de redes, netwrokings, listas ou diretórios específicos onde o nome do advogdo esteja bem visível dentro do seu nicho e, de preferência, já com o link para seu artigo ou conteúdo dentro do assunto pesquisado pelo cliente, como poderia ser seu storytelling que transmite emoção, ou seja calor humano.

  
   Ficar dependendo e aparecer de uma maneira fria mesmo no topo de pagina Google, como destaque, sob a forma de um anúncio patrocinado, de maneira isolada sem ter a informação dos conteúdos sob forma de artigos, tutoriais e outras maneiras de atração, fica mais difícil conseguir a atenção de um potencial cliente, como podemos ver abaixo.

   Nesse caso o investimento nas meta tags, as palavras chaves,  muitas vezes são inferiores a 3% de resultados e por outro lado há que se considerar o fator tempo, da retenção do cliente no web site e a demora para se ler um conteúdo ou assistir um vídeo.

  Outo item importante é saber onde o visitante  reside,  identificando seu IP com sua localização geográfica e possível e-mail que poderia ser identificado com um webcrawler especifico, pois eventualmente poderia ser enviada alguma informação até mesmo de uma apresentação feita com um robot, se identificando o cliente invisível tipo: Assistente Virtual

 EXEMPLO DE REDE OU NET WORK DE ADVOGADOS

   Veja no vídeo abaixo como é importante participar de uma rede, como vemos nos EUA onde essa estratégia foi criada, com uma população estimada em 320 milhões de habitantes, enquanto no Brasil existem algo como 1,2 milhões de causídicos para 230 milhões de pessoas, indicando uma competição muito maior. A Martindale que conecta advogados a clientes desde 1868, já construiu ou hospeda mais de 40 mil websites, trabalhando exclusivamente com advogados, com seus 7 tipos listas ou diretórios com abordagens âncoras diferentes,

Networking / Redes

Be Part of the Largest Legal Marketing Network
Martindale-Nolo Legal Marketing 

     As listas ou diretórios, específicos e não generalistas com abordagens âncoras diferentes,  chama atenção por vários serviços, como a possiblidade da comparação entre advogados, informação instantânea do telefone, e-mail com link direto para home page, faltando apenas o link direto para a última postagem do profissional. Veja o link logo abaixo da sua proposição de Legal Marketing Network.


Diretórios / Listas

   Seus diretórios e listas oferecem a possibilidade de se comprar vários profissionais ao mesmo tempo, disponibilizando as informações de forma imediata como também a quantidade de artigos que existem sobre os temas 


Recomendações

Artigos


    A Martindale ainda tem um sistema de seleção ou filtragem de interessados que se chama de Pay Per Lead, quando se paga pela geração de um cliente qualificado, que pode ser visto no vídeo abaixo onde, foi inserida a legenda em Português que para ser lida diretamente na versão original. Para acessá-la, basta clicar no botão quadrado do lado da palavra YouTube, no rodapé da tela.

How Lead Generation Works
EXEMPLO DE MARKETING NAS REDES SOCIAIS

    Participar das redes sociais específicas e não generalistas é da maior importância. Veja abaixo o vídeo de um advogado que tem ao redor de 1,7 milhões de seguidores, em uma entrevista com Bill Houser da empresa Helping Law Firms Go Bigger e na sequência o link para seu canal no YouTube.

Social Media Marketing Secrets for Lawyers - 2022
Bill Houser - SBM Team 


DIRETÓRIOS & LISTAS 
GENERALISTAS VERSUS ESPECÍFICAS

    E qual rede que um advogado deve participar, genérica ou específica? Em que áreas de atuação? Qual seria investimento e o que ela se propõe a fazer em meu benefício? 

   Digamos que o advogado, apenas, divulgue que é especializado em direito familiar, como faz maioria, e que o cliente precisa de uma assessoria específica sobre impostos no testamento. 


   Esse potencial cliente, muito provavelmente, não vai acessar aquele importante artigo .

LIVROS

    Existem importantes livros que podem ser traduzidos, como o abaixo.